sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Porque não voto em Marina Silva

Admiro a história de vida de Marina e sua luta, e escrevo estas palavras com certa tristeza, pois sinto a necessidade de denunciar o oportunismo do movimento eleitoral que ela está liderando. Ressalvo que os argumentos são impessoais em relação à Marina e meramente políticos, e que possuem o único objetivo de provocar a reflexão.

1. O voto em partido é mais fiel aos princípios democráticos do que o voto em uma pessoa, que reforça o personalismo na prática política. O PV é um partido débil e adesista, que está no poder em 80% dos casos, sem se importar se a gestão é do DEM, PT, PMDB, PSDB, ou qualquer outro. Isso demonstra clara frouxidão ideológica, apego ao poder e oportunismo.

2. O PV tem lideranças contestáveis como o oligarca Zequinha Sarney e o Fernando Gabeira, que desmoralizam as acusações sobre alianças alheias, como que se esquecesse que no RJ apóia o DEM e em SP é aliado do governo tucano. Marina diz que não fez "alianças espúrias" para não se contaminar, mas quem acompanha a política sabe que não fez alianças porque não conseguiu, uma vez que todos os partidos preferiram participar da aliança petista ou da tucana.

3. Marina não diz a verdade quando afirma que PT e PSDB são iguais. É somente discurso em busca de votos, pois ela passou a vida inteira no PT atacando a prática política do PSDB e suas posições ideológicas. Igualar os dois partidos não é verdadeiro, não corresponde à realidade factual e corresponde a uma prática oportunista típica da "velha política" que afirma não fazer.

4. Marina aproveita-se de uma onda de denuncismo despejada sobre sua concorrente Dilma, aproveitando tal situação para ganhar votos, em uma clara manifestação de preocupação com o aumento do seu capital político e da participação no mercado de votos, não se importando que estes votos sejam oriundos de práticas da "velha política" que condena.

5. Existem sérios indícios de práticas políticas pouco republicanas que pairam sobre a família de Marina, seus apoiadores, empresas financiadoras e sobre sua própria atuação. Não irei elencá-las aqui pois creio não ser um argumento devido. No entanto é necessário denunciar a postura de vestal de Marina como se somente os adversários fossem cercados de pessoas pouco éticas. Caso Marina estivesse na frente do candidato da mídia, certamente uma chuva de denúncias cairia sobre sua cabeça.

6. O voto em Marina na prática é um voto em José Serra, pois contabilizará como voto válido, podendo contribuir para levar o tucano ao 2º turno. Infelizmente nosso sistema político é organizado desta maneira, e por mais que se argumente o contrário, na prática é isso que acontece. Logo o voto em Marina pode ter a roupagem de um voto ideológico mas na fria e crua Realpolitik tem exatamente o mesmo efeito prático de um voto em José Serra.

Dito isso, afirmo que concordo com as idéias e propostas do PV e de Marina, mas não concordo com a prática política adotada pelo partido e pela candidata, que concentraram suas atenções em ganhar votos recorrendo a expedientes condenáveis e oportunistas.

Acompanho a política com atenção, inclusive no período não eleitoral, e afirmo com veemência que é um engano votar em Marina pensando que esta é a "nova política", uma política mais ética, livre de práticas condenáveis. Caso fosse eleito o PV, para governar, teria que se curvar aos interesses de bancos, da mídia, de ruralistas e de todos aqueles que condenam, caso contrário não teria governabilidade.

Para não sofrermos de amnésia é mister lembrar que o Brasil já elegeu um candidato "diferente", que fazia uma "nova política", uma alternativa aos políticos tradicionais. Elegeu um "Caçador de Marajás" que acabou defenestrado por Impeachment.

É triste nossa realidade, mas é a que temos. Meu voto em Dilma 13 não é um voto sem indignação, pois considero que o PT sofre dos problemas inerentes à democracia brasileira, mas ainda segue sendo o melhor partido do Brasil (ou se preferir o menos pior), preferido por 27% dos brasileiros, sendo que o segundo colocado tem apenas 5% da preferência.

Voto em Dilma 13 porque o Brasil melhorou muito com o Governo Lula. Apesar de muitos acharem que seria um governo ruim, foi o melhor governo que o país teve nas últimas décadas, sem sombra de dúvidas. Até a oposição acaba tendo que reconhecer isso. Se estamos no caminho certo, é neste caminho que devemos continuar. Não quero ver o país na mão dos vendilhões da pátria, de uma elite subserviente aos interesses americanos e do grande capital internacional.

Se pretende votar em Marina Silva, peço que pense bem a respeito, pois é um voto que na prática irá indiretamente para José Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar

Share